Orquestra de Acordeon estará no Mundial
Na segunda-feira (14), a Orquestra de Acordeon de Brusque, através do presidente e maestro Bruno Moritz, anunciou a participação no calendário da 65ª Copa Mundial de Acordeon, promovida pela Confederação Internacional de Acordeonistas, que será realizada na cidade de Spoleto (Itália), entre os dias 21 e 25 de agosto.
O convite foi realizado por Mirco Patarini, organizador da Copa de 2012, e abre espaço para a Orquestra de Acordeon de Brusque apresentar algumas peças do repertório brasileiro.
"Organizações como a Orquestra de Acordeon de Brusque são raras no Brasil, visto que trabalham com instrumento popular mas que não é considerado um instrumento orquestral, pois nas formações clássicas como Orquestras Sinfônicas ou de Câmara ele não está presente", ensinou Bruno.
A Copa Mundial de Acordeon é o evento mais importante no setor e já ocorreu em diversos países. Nela, competem importantes instrumentistas do todo o Mundo.
"Trabalhamos com a polifonia. Quer dizer, várias melodias ou vozes, e não com a monofonia (que é somente uma melodia executada por todos). Ao fazer a abertura para que esse instrumento seja incluso numa formação como uma orquestra, apresentamos uma premissa inovadora, pouco usual e que abre um leque de possibilidades sonoras e socioculturais", explicou Bruno Moritz.



